O QUE HA DE ERRADO COMA McDONALD 'S?

A McDonajd's gasta uma fortuna em publicidade, tentando cultivar uma imagem familiar e acolhedora3 que está muito longe de ser a verdadeira. As crianças sào aliciadas a entrar, arrastando consigo os seus pais, com a promessa de "brinquedos grátis' . Mas, por detrás da cara sorridente de Ronald McDonald está a realidade - o único interesse da McDonald's é o dinheiro - fazer lucros às custas seja de quem e do que for.

ESFOMEANDO OS POBRES


Enquanto milhões de pessoas morrem de fome, vastas áreas de terra em países pobres são usadas para pastagem de gado ou para cultivar cereais que irão alimentar animais, que por sua vez rão ser comidos no Ocidente. A McDonald's promove continuamente produtos à base de carne, encorajando as pessoas a comerem carne mais frequentemente, o que leva ao desperdício de mais e mats reservas de alimento. 145 mílhões de tone(adas de cereais, çom as quais se alimenta o gado, produzem apenas 21 milhões de toneladas de carne e derivados. Com uma dieta vegetariana a Grá-Berta nha, por exemplo, podérla facilmente ser autosuficiente em comida.


DESTRÚINDO O PLANETA


As florestas mais bonitas ao mundo estao a ser destru[das a um ritmo apavorante, por companhias multinacionais. A McOonald's admitiu usar carne criada em terras de ex- floresta húmida. O uso de terras agrícolas feito pelas multinacions ais e pelos seus fornecedores, força as copulaçôes locais a mudarem-se para outras âreas e a cortarem ainda mais ârvores. Á McDonald's é a multinacional que mais usa carne, em todo o mundo. O metano emitido pelo gado criado pela indústria da carne é o principal causador da crise de "aquecimento global". Além disso, todos os anos, a McDonald's gasta milhares de toneladas de embalagens desnecessárias que acabam em caixotes do lixo.


ARRUINANDO A SUA SAUDE


A McDonald's promove a sua "comida" como sendo m saudável, mas na realidade é demasiado alta em gordura, açúcar e sal; e baixa em fibra e em vitaminas. Uma alimentação deste tipo aumenta o risco de doenças cardíacas, cancro, diabetes e outras doença6. A "comida" da McDonald's tambem contém muitos aditivos químicos, alguns dos quais são causadores de saúde precaria e hiperactividade nas crianças. Não se esqueça também que a carne é a causa da maioria dos acidentes de intoxicação alimentar. Em 1991, a McDonald's fol responsável por uma série de intoxicações alimentares, na Grá-Bertanha, nos quais as pessoas sofreram de graves problemas de rins.


ASSASSINANDO ANIMAIS


Os menús das cadeias de hamburguerias são baseados na tortura e no assassínio de milhões de animais. A maior parte deles são criados intensivamente, sem acesso ao ar fresco e à luz solar, e sem liberdade de movimentos. As suas mortes são barbáricas - "o abate humano" é um mito. N6s podemos escolher entre comer carne ou não, mas os 750 milhões de animais massacrados para comida não têm qualquer escolha.


EXPLORANDO Os SEUS TRABALHAPORES


Os trabalhadores das cadeias de hamburguerias sao muito nial pagos. A McDonald's nào paga horas extra, nieslilo quando os trabalhadores fazem multas horas de trabalho. O interesse em lazer lucros altos e gastar pouco em salãríos, faz com que nao haja empregados suficientes, e os que há tem de trabaIhar muito e mais rapídamente, o quemuitas vezes provoca acidentes (principalmente quelmaduras). A maioria dos empregados sao pessoas que nao têm muitas opçoes de emprego e por isso são forçadas a aceitar esta exploraçao.


McCENSURA E McDIFAMAÇÀO


As criticas à McDonald's são' feitas por um grande número do pessoas e organizaçoes sobre os mais variados aspectos. Em meados doS atios oitenta, o Greenpeace de Londres reuniu todas as correntes de criticismo e criou um Dia Mundial de Acçao Anti-McDonald's. Nesse dia, 16 de Oútubro, são leitas concentrações e nianifestações, uni põuco por todo o mundo. A McDonalds, que gasta mais de uni biliao de dólares todos os anos em publicidade e promoções, está a tentar silenciar as campanhas mundiais, atiieaçando recorrer á acçao legal contra as pessoas que falam mal da multinacional. Multas pessoas foram' lo' rçadas a desistir, por nâro possuiren' dinheiro para "batalhas jidicials". Ma; este ano, Helen Steel e Dave Morris, apoiantes do London Greetipeace, estão a defender-se em tribunal, de um processo rde difamaçåo. A ajuda legal nao lhes é pemiltida, por isso estes ambientalistas estão a fazer a sua próptia defesa. A McDonald's estå empenhada eflãi es conder os factos, recusando a consulta de documentos relevantes. Além disso o réu e a ré viram negado' o seu direito å presença de júri', depois da McDonald's argumeiltar que os vários aspectos do caso seriam "demasiado complexos" pata os membros do público compreenderem. Apesar de todas as' as "cartas" estareni a ser lançadas contra a lieleri e o Dave, a determinação em expôr a verdade s'obre a McDonald's é grande. Os protestos contra a multinacional da comida rápida continuam. É vital resistir contra a intirnidação e delender a liberdade de expressao.


O QUE SE PODE FAZER


Juntos podemos lutar contra as institulçóes e as pessoas poderosas que domitiam as nossas vidas e o nosso planeta, e criar uma sociedade melhor seni exploração. Fale com amigos/as e familiares sobre estas questões. Colabore com os grupos que organizam acções de protesto.


E SOBRETUDO, BOICOTE A McDONALD'S, A BURGUER KING, E OUTRAS CADElAS DE HAMURGUERlAS!!

BOICOTE A McDONALDS


McLIBEL SUPPORT CAMPAIGN, LONDON GREENPEACE, 5 CALEDONIAN ROAD LONDON NI 9DX, U.K. *